Nota Pública – Sobre as eleições do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador

 

A Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA) vem a público convocar a comunidade arquivística baiana para participar das eleições que irão definir os próximos representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador (CMPC), biênio 2020-2021.

O CMPC, enquanto órgão colegiado da Fundação Gregório de Mattos, de caráter consultivo e deliberativo, integra o Sistema Municipal de Cultura. Esse conselho desempenha funções consultivas, normativas, fiscalizadoras e deliberativas acerca da política cultural do Município.

Esse processo eleitoral elegerá conselheiros titulares e suplentes de 10 segmentos (Artes Visuais (AVI), Audiovisual (AVL), Circo (CIR), Culturas Identitárias e Inclusivas (CII), Cultura Popular (CPO), Dança (DAN), Literatura (LIT), Música (MUS), Patrimônio Material e Imaterial (PMI) e Teatro (TEA)) e 10 territórios culturais (Território Centro/Brotas (TCB), Território Subúrbio/Ilhas (TSI), Território Cajazeiras (TCJ), Território Itapuã/Ipitanga (TII), Território Cidade Baixa (TCB), Território Barra/Pituba (TBP), Território Liberdade/São Caetano (TLS), Território Cabula/Tancredo Neves (TCT), Território Pau da Lima (TPL), Território Valéria (TVA)).

O segmento Patrimônio Material e Imaterial dialoga com o campo da Arquivologia e com o fazer arquivístico. Nesse sentido, acreditamos ser de fundamental importância que um arquivista assuma esta representação e paute nossas reivindicações – compreendendo a dificuldade da Prefeitura de Salvador em respeitar a legislação vigente referente à gestão documental – neste conselho.

O período de inscrição de candidaturas encerrou-se em 18 de outubro. Tomamos conhecimento do interesse de alguns arquivistas em participar deste processo eleitoral para nos representar no referido conselho. Nas próximas semanas a Comissão Eleitoral divulgará a lista de candidaturas homologadas, procedimentos, dia, horário e local de votação. Divulgaremos essas informações no site da AABA assim que elas forem publicadas.

Em tempo, informamos que é preciso fazer um cadastro prévio para que os eleitores possam votar. Esse procedimento começou em 18 de setembro e vai até 2 de novembro do ano corrente, através deste link.

A AABA – compreendendo o arquivista como sujeito político – reafirma a importância deste profissional ocupar espaços de representação-poder, como o CMPC, para, além de dar visibilidade à profissão, levar nossos anseios e reivindicações aos gestores públicos.

Nesse sentido, convocamos a comunidade arquivística baiana à engajar-se neste processo eleitoral para que nossa categoria tenha representação política no referido conselho.

Associação dos Arquivistas da Bahia – Gestão Novos Contextos (2019-2021)

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *