Dia do Arquivista: 20 de outubro de 2014!

Nesta segunda (20) é comemorado o dia do Arquivista. “A data de 20 de outubro foi dedicada aos profissionais de arquivo porque neste dia, no ano de 1823, foi prevista no projeto da constituinte, a existência de um Arquivo Público no Brasil por proposição do deputado Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda.” (AAERJ, 2010)

Você sabe o que faz um Arquivista?

Arquivistas são profissionais da informação que tem sob a sua responsabilidade gerir e organizar os arquivos do país. Trabalham, sobretudo para garantir que as necessidades e demandas da administração, sejam elas públicas ou privadas, sejam atendidas, auxiliando nas tomadas de decisões, atuando na gestão documental das instituições e sendo fundamental na preservação da memória e da história através dos arquivos de qualquer gênero.

A profissão de Arquivista é regulamentada pela Lei 6.546 de 04 de julho de 1978. Posteriormente regulamentada pelo Decreto 82590/78.

Nesse sentido, a Associação dos Arquivistas da Bahia – AABA parabeniza os Arquivistas pelo seu dia e agradece a contribuição de diversos profissionais na construção da memória baiana.

Associação dos Arquivistas da Bahia 

 

arquivista1

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *