II Fórum de Legisladores Culturais da Bahia

No dia 17 e 18 de novembro de 2014, a Associação dos Arquivistas da Bahia – AABA, na pessoa do seu Diretor de Políticas Arquivísticas, Djalma Vieira, esteve presente no II Fórum de Legisladores Culturais da Bahia, realizado no Complexo Cultural dos Barris (Biblioteca Pública do Estado da Bahia), sala Luis Orlando, Barris, Salvador – Bahia.

O evento realizado em sua 2ª edição foi marcado em sua abertura pela presença do então Secretário da Cultura do Estado da Bahia, Sr. Albino Rubin. O Fórum é um espaço permanente de reflexão e discussão que congrega parlamentares (Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores) do estado da Bahia e demais interessados em legislação cultural com o objetivo de debater o tema das políticas culturais e de elaborar propostas de legislação para o desenvolvimento da cultura no âmbito municipal.

Após o discurso do representante estadual da cultura, que explanou sobre as políticas culturais na Bahia e no Brasil, fora aberto à fala da plenária e na oportunidade o Diretor da AABA, fez uma pergunta ao Secretário relacionada aos programas de políticas culturais referentes aos arquivos. Veja pergunta e resposta:

Djalma Vieira – Não desmerecendo as demais áreas que formam um conjunto cultural. Secretário, eu queria saber quais os projetos e ações de implementação e incentivo a cultura voltada aos documentos históricos existentes nos arquivos e centros de documentação?

Lembrando que a socialização dos documentos históricos é bastante esquecida, apesar de que na Bahia os arquivos públicos são ligados à área cultural e a história cultural pode ser contada também a partir destes arquivos. Citando o Memorial Antonio Conselheiro, localizado em Canudos; Os documentos da própria guerra – na UNEB em Salvador; entre outros municípios históricos que precisam que suas memórias sejam resgatadas.

Albino Rubin – 

Considerando a resposta “genérica” sobre o questionamento, denota certo desconhecimento por parte do Secretário em relação a qualquer tipo de iniciativas e ações que conduzam ao avanço das políticas culturais aplicada aos arquivos públicos existentes na Bahia. Por outro lado, a AABA mais uma vez cumpri um papel fundamental participando deste evento importante e contribuindo ativamente com questionamentos e reflexões não somente a Secretaria da Cultura da Bahia, mas também aos diversos legisladores presentes, a fim de discutir também sobre avanços no âmbito das políticas públicas arquivísticas.

O evento teve transmissão ao vivo através do site: www.fpc.ba.gov.br/transmissao

002

Programação:

17 de novembro

8:00 – Credenciamento

8:30 – Apresentação da Escola de Dança da Funceb

8:40 – Saudação da Comissão do Fórum

9:00 – Políticas Culturais na Bahia e no Brasil (Albino Rubim – Professor e Secretário de Cultura do Estado da Bahia)

10:00 – Apresentação do blog

10:30 – Intervalo

10:45 – Cultura como direito (Ana Aragão – Professora Mestre e Pesquisadora de Direitos Culturais)

12:00 – Almoço

14:00 – Sistemas Municipais de Cultura e Territorialização da Cultura

(Sandro Magalhães – Professor e Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura)

16:00 – Intervalo

16:15 – Compartilhamento de experiências legislativas na área cultural na Bahia e no Brasil

18:00 – Encerramento

 

18 de novembro

09:00 – Credenciamento

09:30 – Organização de redes culturais (Messias Bandeira – Professor Doutor da UFBA)

10:30 – Intervalo

10:45 – Organização e estruturação do Fórum

12:00 – Encerramento

 

Blog Oficial do Fórum: http://forumdelegisladores.wordpress.com/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *