Arquivo Público do Estado celebra o Dia Internacional dos Arquivos (9)

Celebrando o Dia Internacional dos Arquivos – 9 de junho – o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (FPC/SecultBA), realizará uma série de atividades abertas ao público, em especial a pesquisadores, estudantes, professores e interessados em conhecer mais sobre o Arquivo e seu acervo. As atividades começam às 9h na sede do Arquivo, bairro da Baixa de Quintas.

A programação inclui exposição, roda de conversa e oficinas de higienização de documentos, ministradas por funcionários do Arquivo Público. Segundo a diretora da Instituição, Maria Teresa Navarro de Britto Matos, o evento pretende ampliar as comemorações do Dia Internacional dos Arquivos no Estado. “O evento irá funcionar como um difusor da data, e também deve levar o público a conhecer mais sobre o Arquivo Público do Estado Bahia”, explica. À tarde, o público poderá participar de debate sobre instrumentos de pesquisa.

O acervo do Arquivo é composto por documentos produzidos e acumulados no período colonial, monárquico e republicano brasileiro. Dentre estes, estão raridades como as Cartas Régias produzidas e acumuladas de 1648

a 1821 – nominadas Memória do Mundo pela UNESCO – e 200 anos de registros documentados em Livros de Notas, que compreendem dados sobre propriedades, procurações, escrituras de compra e venda de imóveis, de escravos, contratos de casamentos, de aforamento, aluguel e arrendamento, atas de eleição, cartas de alforria, entre outros. Os documentos da UNESCO estarão expostos ao público durante o dia.

Data – Em 9 de junho de 1948, a UNESCO instituiu a Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), realizada no Québec – Canadá. A Assembleia é uma organização profissional da comunidade de arquivos que visa promover a conservação, desenvolvimento e utilização do patrimônio mundial arquivístico.

Arquivo Público – Com 125 anos, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), é a segunda mais importante instituição arquivística pública do país. Em seu extenso e rico patrimônio estão custodiados documentos produzidos e acumulados no período colonial, monárquico e republicano brasileiro, que são diariamente consultados por pesquisadores de todo Brasil e de outros países. Um acervo organizado e estruturado desde 1890, quando o então governador do Estado da Bahia, Manoel Victorino Pereira, por meio de Ato, criou o Arquivo Público.

 

Dia internacional do arquivo 800x800

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *