Dia Internacional dos Arquivos é celebrado no APEB com exposição, oficinas e lançamento de Anais

Na última terça-feira (09/06), data que se festeja o Dia Internacional dos Arquivos (09/06), o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade vinculada a Fundação Pedro Calmon / Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, promoveu atividades para marcar a importância da preservação documental. A programação incluiu uma oficina de higienização de papéis, exposição documental, roda de conversa sobre formas de pesquisas e o lançamento dos Anais do APEB, n° 59, dedicado à instituição arquivística.

Considerando que os arquivos desempenham papel fundamental na preservação da história, a diretora do Arquivo Público da Bahia, Tereza Matos, destacou o acesso e a relevância aos mesmos na sociedade. “O acervo custodiado no APEB tem um valor excepcional, por isso, é consultado pela comunidade acadêmica científica local, regional, nacional e internacional, além da consulta permanente também dos cidadãos que buscam a comprovação de direitos. É importante que os cidadãos venham conhecer a história dos arquivos, que são a memória de todos nós”, disse.

Sobre a exposição, que destacou os conjuntos documentais custodiados pelo Arquivo Público, que foram reconhecidos como Memória do Mundo pelo Programa Memória do Mundo da Unesco, a estudante Maria Silva Santos, acrescentou: “Minha amiga falou da importância destes documentos para história local, então vim conferir esses arquivos raros e preservados que estão aqui”, finalizou Santos.

Higienização de documentos – A servidora do APEB, Janilda Abreu, ministrou o curso de remoção de sujeiras em livros e documentos. “A higienização faz parte da preservação e durabilidade dos arquivos documentais. Precisamos utilizar trinchas macias e flanelas para os livros. Já ppara a parte iconográfica, é recomendável utilizar pó de borracha. Esses materiais dão conservação preventiva aos livros, mapas, gravuras e plantas documentais”, explicou ao público presente, formado em sua maioria por estudantes do curso de Arquivologia da UFBA.

Presente na oficina, o presidente da Associação dos Arquivistas do Estado da Bahia, Herbet Menezes Dorea Filho, disse que o curso é importante como formação complementar. “É uma oportunidade de conferir as novas técnicas que surgem na área de Arquivologia, além de estabelecer um vínculo mais técnico, pois estamos em contato mais próximo com o documento”, recomendou Menezes. “Já tinha feito um curso antes, mas, percebi que este de fato é muito interessante, porque, foram abordados assuntos primordiais de cuidado, preservação e até mesmo de como manter a duração dos arquivos”, disse a estudante, Ivana Severino, do 8° semestre de Arquivologia da UFBA.

 

20150609_113149-siteIMG_4589

 

Retirado de:http://www.fpc.ba.gov.br/dia-internacional-dos-arquivos-e-celebrado-no-apeb-com-exposicoes-oficinas-e-lancamento-de-anais/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *