Reunião AABA – FPC/APEB

Reunião AABA – FPC/APEB

13 de agosto de 2015

 

Na manhã do dia 13 de agosto de 2015, a Associação dos Arquivistas da Bahia – AABA representada pelo Vice-Presidente – Marcos Barbosa, o Diretor de Políticas Arquivísticas – Djalma Vieira, e o Diretor de Comunicação – Antônio Jorge Lima, estiveram presentes na Fundação Pedro Calmon – FPC, a fim de se reunir com o Diretor Geral da Fundação – Zulú Araújo, o Chefe de Gabinete – Ari da Mata, contando também com a participação da Diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia-APEB – Maria Tereza Navarro, e a Assessora de Arquivos Municipais do Estado da Bahia/APEB – Ana Claudia Cupertino.

A iniciativa proposta pela Associação à Fundação, teve como objetivo o estreitamento de laços entre as entidades, o comprometimento no apoio e planejamento conjuntivo de ações para ampliação da disseminação das instituições de Arquivos Públicos no Estado, trazendo o profissional Arquivista como principal agente de informação.

Na oportunidade a AABA apresentou ao Diretor da FPC e aos presentes, um de seus projetos: Cartilha Arquivo e Sociedade – A importância do Arquivista para a Preservação da Memória, material elaborado pela Diretoria da AABA – Gestão AABA de Luta! (2014/2015), cujo propósito é divulgar para a sociedade a importância dos Arquivos e Documentos Históricos existentes nesses órgãos que preservam a memória da população baiana, bem como apresentar o trabalho exercido pelo Arquivista, a formação profissional na Bahia, entre outros.

O Diretor Zulú Araújo aprovou o projeto e conferiu parceria de apoio entre as partes presentes, propondo um ato público de lançamento da Cartilha Arquivo e Sociedade no dia 20 de outubro de 2015, no APEB. No mesmo dia sugeriu a institucionalização do Arquivo Municipal de Mata de São João, apresentando-o como modelo aos outros municípios do Estado e do Brasil.

Além disso, confirmou a parceria com a AABA por meio da elaboração de um documento que formalize esta cooperação, dando maior legalidade e autonomia a Associação em conjunto com a Fundação e o Arquivo Público Estadual, que irão dar continuidade no planejamento de ações que contribuirão para a implementação e desenvolvimento das políticas arquivísticas e culturais no Estado da Bahia.

Por meio de tais iniciativas a AABA vem tentando contribuir ativamente para a construção da arquivologia baiana buscando parcerias e apoios junto a instituições importantes para o desenvolvimento dos Arquivos promovendo ações sociais e políticas em busca de ampliação, visibilidade e socialização da área, assim exercer o papel participativo em busca de melhorias.

 

1. Reunião AABAxFPC 13.08.15

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *