4ª Semana Nacional de Arquivos promove debate e disponibiliza acervo digital

A partir da próxima segunda-feira (08), o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) participa da 4ª Semana Nacional de Arquivos. Seguindo às orientações da Organização Mundial de Saúde, por conta da prevenção do Coronavírus (Covid-19), esta edição será realizada virtualmente.

Com o tema Empoderando a sociedade do conhecimento, o evento é organizado pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa, e acontece até dia 14 de junho, em diversas instituições do país.

O APEB, unidade coordenada pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), participa da Semana com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o significado e a importância dos Arquivos. 

De acordo com a diretora do APEB, Teresa Matos, a Semana Nacional de Arquivos representa a possibilidade de ser celebrada, “porque os Arquivos estão inseridos no cotidiano de todos nós, de uma forma tão imbricada, que não se pode conceber sociedade sem Arquivos, sem Memória”. 

Abrindo a programação na segunda-feira (08), às 10h30 , a aula on line “O Futuro Tecnológico dos Arquivos: da formação, aos acervos e à transparência ativa para a prestação de contas à sociedade”. Que será ministrada pelo professor Daniel Flores, da Universidade Federal Fluminense. A aula será transmitida pela plataforma Zoom. Os Interessados devem se inscrever no link.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI

Documentos Acessíveis – Outro destaque da programação é o lançamento no AtoM da descrição de novos fundos documentais custodiados pelo APEB, na quinta-feira (10). O sistema AtoM do APEB/FPC tem o objetivo de promover a difusão dos documentos custodiados e fornecer elementos de descrição em vários níveis, de acordo com as Normas de Descrição Arquivísticas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos.

Na terça-feira (09), o APEB inicia a campanha Bahia #UmArquivoÉ. Uma iniciativa em parceria com a Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA). Depoimentos de estudantes, professores e profissionais que atuam no segmento de Arquivos no estado, e que poderão ser acessados no Facebook e Instagram da FPC.

Assim como o lançamento da série de cards, na quarta-feira (10), com o objetivo de divulgar livros de autoria de pesquisadores, vinculados a universidades baianas, resultado de pesquisas desenvolvidas em fontes documentais custodiadas pelo APEB, que também estará acessível nas mídias sociais da FPC.

Para conferir a programação completa acesse: 

http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/

Serviço

O que: 4ª Semana Nacional de Arquivos

Quando: 08 a 14 de junho

Fonte: http://www.fpc.ba.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1806&fbclid=IwAR2IW-3Yb9jefjRhLkj5z3jeWcMacWu4cn12-_BKubVGtwoW5gxyYVI6WxI

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *