O que é a AABA, quais suas finalidades e por que sua associação/anuidade fortalece nossa categoria

A Associação dos Arquivistas da Bahia – popularmente conhecida como AABA – é uma associação profissional de direito privado, de caráter científico, técnico, profissional e cultural, sem fins lucrativos, que representa a comunidade arquivística baiana.

Fundada em 20 de outubro de 2002 a partir da dissolução dos núcleos regionais da hoje extinta Associação dos Arquivistas Brasileiros, a AABA busca congregar profissionais de arquivo (arquivistas e técnicos de arquivo), estudantes de Arquivologia, docentes, pesquisadores e empresas arquivísticas na luta por mais reconhecimento, visibilidade e oportunidades para nossa categoria.

Segundo o seu estatuto, Art. 2º, a AABA tem, entre outras finalidades:

I     – contribuir para o desenvolvimento técnico e científico da Arquivologia;

III  – cooperar com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, na solução de problemas relacionados à gestão e preservação de arquivos;

IV – organizar congressos, conferências, palestras, simpósios, mesas redondas, seminários, reuniões, encontros e outros eventos que contribuam para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento no campo da Arquivologia, além de colaborar, na medida de suas possibilidades, nos eventos promovidos por entidades afins;

V   – publicar e divulgar literatura e documentação de interesse da área;

X  – postular, perante as autoridades e entidades competentes, sobre assuntos de interesse da Arquivologia;

Em outras palavras, a AABA defende os interesses e anseios da comunidade arquivística baiana. Uma de nossas ações rotineiras consiste na intervenção em irregularidades no exercício profissional da categoria, seja na iniciativa privada ou na esfera pública, na busca por visibilidade do arquivista junto à sociedade baiana, bem como organizar eventos relacionados à área.

Contudo, para que possamos nos manter politicamente organizados e articulados – compreendendo que enquanto organização da sociedade civil não possuímos qualquer tipo de financiamento estatal –, torna-se imprescindível o engajamento da comunidade no sentido de fortalecer o instrumento de luta e representação dos arquivistas no estado.

Se associar à AABA, além de representar um voto de confiança à entidade e ao coletivo de arquivistas que a dirige, nos ajuda, sobretudo, de duas formas: 1) demonstrando a força político-social da categoria; e 2) custeando, financeiramente, nossas ações.

Cabe salientar que o vínculo com a AABA precisa ser renovado anualmente, através do pagamento de um valor simbólico. Há três categorias de associação: profissionais, estudantes e empresas, podendo a associação/anuidade ser realizada/paga através deste link. O associado efetivo, além de fortalecer concretamente nossa categoria, possui direito de votar e ser votado nos fóruns deliberativos da entidade.

Vivemos uma conjuntura adversa onde direitos são atacados constantemente. Esse momento requer de nós muita unidade e organização política para seguir na defesa da categoria arquivística, na promoção da Arquivologia e, ao mesmo tempo, na luta pelo Estado Democrático de Direito.

Uma associação forte representa fortemente uma categoria! Portanto, cole na corda e fortaleça quem te fortalece.

Associação dos Arquivistas da Bahia

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *