Arquivista da UNIRIO desenvolve aplicativo de classificação de documentos

image

A arquivista da UNIRIO Paula Cotrim Abrantes e o engenheiro eletrônico Antonio Abrantes desenvolveram um aplicativo que auxilia na classificação e destinação final de documentos de arquivos da Administração Pública, destinado às atividades-meio. O TTDD meio (sigla para Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos), totalmente gratuito e sem anúncios, está disponível para download no Google Play.

No processo de arquivamento, cada material recebe um código que indica o assunto abordado, e se o documento ficará em guarda permanente ou será eliminado. O aplicativo possibilita consultas à classificação de documentos, com recursos de busca direto pelo código com suas respectivas temporalidades. Há, ainda, um índice por assunto, uma ferramenta de ajuda e uma seção de informações.

Todos os recursos são embasados na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da Atividade- Meio da Administração Pública, aprovada pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Com menos de 4 megabytes e navegação fácil e intuitiva, o TTDD busca ajudar profissionais e estudantes de arquivologia a entender melhor a classificação de documentos. Uma vez instalado, o aplicativo dispensa internet, o que beneficia usuários de diversos municípios brasileiros onde há dificuldades de acesso à rede.

Fonte: http://www.unirio.br/news/arquivista-da-unirio-desenvolve-aplicativo-de-classificacao-de-documentos-2/image/image_view_fullscreen

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *