Nota Pública – Sobre a criação da Casa da História e construção de novas instalações do Arquivo Histórico Municipal de Salvador

aaba

A Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA) vem por meio desta nota pública saudar a iniciativa da Prefeitura de Salvador pela criação da Casa da História e construção de novas instalações do Arquivo Histórico Municipal de Salvador.

Primeira capital do Brasil, Salvador possui um dos acervos arquivísticos mais ricos e diversos do país, sendo constantemente consultado por pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros, bem como pelo público em geral.

Acreditamos que ambos os espaços cumprirão a função de preservar e disseminar o patrimônio documental da cidade. Enquanto lugares de memória, essas instituições serão imprescindíveis no sentido não só de socializar as memórias documentadas de Salvador, mas também ser um espaço de integração entre profissionais que atuam com a informação registrada.

Contudo não podemos nos furtar de apontar a necessidade da realização de concurso público para contratação de mais arquivistas para o tratamento adequado da documentação do Arquivo Municipal, bem como a importância do respeito ao que preconiza a legislação vigente no tocante a gestão documental.

Em tempo, nos colocamos à disposição da Prefeitura de Salvador – compreendendo a relevância social da Casa da História e do novo Arquivo Municipal – para contribuir na construção e implementação de ambos.

Associação dos Arquivistas da Bahia – Gestão Novos Contextos (2019-2021)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *