20 de outubro: dia do arquivista

 

aaba

O arquivista é o profissional da informação responsável por organizar e gerir a informação arquivística. Atua desde a produção, classificação, avaliação, descrição, aquisição, difusão e preservação da informação registrada – seja ela produzida por pessoas e/ou instituições.

O arquivista – enquanto gestor da informação – desempenha função estratégica para qualquer sociedade minimamente democrática e civilizada. Suas atividades auxiliam na gestão de instituições públicas e/ou privadas, bem como na construção ou reconstrução do passado.

Parte considerável das memórias de um povo encontra-se materializada nos documentos de arquivo. E cabe ao arquivista, além de organizá-las, deixá-las disponíveis a quem delas necessite.

O profissional de arquivo, compreendendo a importância da informação para o desenvolvimento sócio-econômico de uma sociedade, não deve ser lembrado apenas em momentos de sufoco, mas, sobretudo, respeitado e valorizado como um grande profissional da atualidade.

Nesse sentido, as Diretorias da Associação dos Arquivistas da Bahia e do Diretório Acadêmico do Curso de Arquivologia UFBA – cientes de sua responsabilidade na defesa dos interesses da comunidade arquivística baiana – saúdam e parabenizam todos(as) os(as) arquivistas pelo seu dia.

Aproveitamos para reiterar nosso compromisso na luta por mais reconhecimento, visibilidade e oportunidades para esse profissional perante a sociedade.

Associação dos Arquivistas da Bahia – Gestão Novos Contextos (2019-2021)

Diretório Acadêmico do Curso de Arquivologia UFBA – Gestão Unificar (2019-2020)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *