Gestão Novos Contextos: Balanço e Perspectivas

É com muita alegria e fervor arquivístico que nós, da Gestão Novos Contextos (2019-2021), passados exatos dois anos de construção, encerramos nosso mandato a frente da Associação dos Arquivistas da Bahia com a sensação de dever cumprido.

Dever cumprido porque conseguimos, mesmo com todas as limitações impostas pela pandemia, seguir firmes, fortes e orgânicos na defesa dos interesses e anseios da comunidade arquivística baiana. Essa pandemia vem mostrando que os instrumentos de representação de nossa categoria, assim como os profissionais arquivistas, precisam se reinventar em tempos adversos — e foi exatamente o que fizemos.

Temos a consciência de que o bom trabalho por nós desenvolvido, mesmo reconhecendo nossos erros e limitações, foi fruto, além de nossa construção coletiva e do apoio de parte considerável da comunidade, das gestões que nos antecederam. Por conta disso produzimos/dirigimos o documentário “Entre meios e fins: a trajetória da função da AABA”, disponível aqui, com o objetivo de valorizar e reconhecer a construção daqueles que deram sua parcela de contribuição à AABA desde a sua fundação.

Buscamos, ao longo deste período, além de tentar resolver parte dos problemas internos/burocráticos da Associação — muitos dos quais por nós já resolvidos[1] —, dar visibilidade ao profissional arquivista junto à sociedade baiana, bem como contribuir para a formação continuada da comunidade[2], como pode ser observado neste vídeo, disponível aqui, onde sistematizamos/documentamos parte das memórias de nossa construção.

Acreditamos que a AABA deve ser mais propositiva e articulada em relação às matérias de interesse da categoria, sobretudo no campo da luta institucional. É preciso dar sequência ao diálogo que iniciamos com as Prefeituras e Câmaras Municipais, bem como formular e articular a aprovação de leis no sentido de tornar o profissional arquivista mais valorizado e visibilizado.

Apesar do curto tempo de gestão e de toda adversidade pandêmica, avaliamos que o trabalho foi, na medida do possível, bem feito. Esperamos que a próxima Diretoria dê sequência ao que de bom nós fizemos e, ao mesmo tempo, corrija nossos erros. Que a próxima gestão seja maior e mais orgânica que a nossa. Vida longa e próspera à AABA.

Associação dos Arquivistas da Bahia — Há 18 anos na defesa dos Arquivistas, da Arquivologia Baiana e do Direito Humano à Informação

[1] A Prestação de Contas da gestão, aprovada pelo Conselho Fiscal e referendada pela Assembleia Geral de 04/06/2021, pode ser acessada aqui.

[2] O Relatório Final de Atividades da gestão, também aprovado na Assembleia Geral de 04/06/2021, pode ser acessado aqui.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *