Um tributo a Heloísa Liberalli Bellotto

 

“A Arquivologia brasileira perdeu um de seus maiores nomes. Morreu, em 1º de março de 2023, aos 88 anos, Heloísa Liberalli Bellotto.

Formada bibliotecária em 1956 e historiadora em 1959, sempre pela USP (onde também se tornou professora), Bellotto especializou-se em Organização e Administração de Arquivos na Espanha, em 1977. Desde então, nunca mais saiu de perto da Arquivologia.

Ao longo de décadas, publicou mais de 140 artigos e duas dezenas de livros. Sua primeira obra de impacto na Arquivologia foi o Dicionário de Terminologia Arquivística, publicado pela Associação dos Arquivistas Brasileiros, em 1990. Mas foi um ano depois, em 1991, que surgiu aquele que talvez seja seu livro mais lido entre arquivistas – Arquivos permanentes: tratamento documental, um clássico até hoje reeditado.

Quem passou por um curso de Arquivologia nas últimas quatro décadas, leu Bellotto. Quem frequentou os eventos da área desde os anos 70, teve o prazer de ouvi-la. Quem convive no universo dos arquivos, sabe de sua expertise. Quem a conheceu de perto, não esquece sua generosidade. Heloísa Liberalli Bellotto viveu as boas e as más da Arquivologia brasileira, área para a qual sua contribuição foi e seguirá sendo incomensurável.

Nesta edição especial do Giro homenageamos Heloísa Bellotto da única forma possível neste momento: repercutindo sua vida e obra. Nas linhas a seguir, você lerá um texto inédito de Ana Célia Navarro Andrade, além de depoimentos sobre a arquivista e também indicações de leituras e vídeos imprescindíveis para compreender o pensamento sempre necessário e atual de uma das mais aguerridas defensoras dos arquivos brasileiros”.

Leia mais em: https://mailchi.mp/bfcffb20a289/um-tributo-a-helosa-liberalli-bellotto

Fonte: Giro da Arquivo / Ano V ● Edição Especial ● 16 de março de 2023

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *