Ato de posse da gestão Novos Contextos biênio 2023-2025

 

Em mais uma etapa da caminhada da Associação dos Arquivista da Bahia,  foi realizado o ato de posse da gestão Novos Contextos biênio 2023-2025 no dia 15 de junho desse ano no Instituto de Ciência da Informação/UFBA – Campus Canela. Na oportunidade foi realizada a Roda de Conversa Junina que contou com a participação da Professora Drª Maíra Salles, do diretor do Instituto, o Professor  Dr. Gillian Queiroga, e do diretor do Arquivo Público Estadual da Bahia, Jorge Vieira, que ressaltaram a importância do associativismo para a Arquivologia.
Aproveitando-se ainda o período dos festejos juninos, o coffee break contou com deliciosos quitutes típicos para enriquecer a celebração e a confraternização entre os presentes.

A diretoria eleita no dia 30 de maio deste mesmo ano tem como propósito dar continuidade à promoção de ações que consolidem a arquivística na Bahia e no Brasil a partir da valorização do profissional com base no pilar do associativismo. É importante frisar a relevância da representatividade do coletivo na conquista dos direitos das políticas públicas arquivísticas, sendo, dessa forma, imprescindível que arquivistas, técnicos em arquivo, estudantes e profissionais multidisciplinares da área mantenham e ampliem o alcance e a prática da Arquivologia no estado e no país.

A partir deste objetivo, para este biênio foram estabelecidas propostas que a diretoria almeja concretizar, veja abaixo:

1. Realização do X Congresso Nacional de Arquivologia em 2024;
2. Fortalecer a interlocução com os profissionais da área que atuam no interior baiano com a retomada/atualização do censo profissional;
3. Continuar a divulgação das profissões de arquivista e técnico de arquivo para a sociedade em geral e, principalmente, para instituições, órgãos e empresas nos municípios baianos firmando parcerias;
4. Acompanhamento do projeto de lei proposto em âmbito federal que estabelece o piso salarial para arquivistas e técnicos de arquivo;
5. Promoção de cursos curtos de formação continuada de investimento acessível para a classe profissional;
6. Realização do II Encontro de Arquivistas da Bahia (EABA).

Na imagem se pode ver a maioria dos componentes da diretoria eleita (da esquerda para a direita):

Presidenta: Erica Borges
Vice-presidenta: Leide Mota
Secretário Geral: Miguel Bispo
Diretora Administrativo-financeira: Ana Paula Ramos
Diretor de Projetos: Daniel Branco
Suplente: Afonso Pereira
Suplente: José Nilton Júnior
Suplente: Sandra Tourinho
Conselheira fiscal: Roseli Leal

Embora não apareça na imagem, esteve presente a também Conselheira fiscal Sandra Meneses. Não puderam comparecer por razões pessoais a diretora de Comunicação, Lívia Gomes, o diretor de Políticas Arquivísticas, William Michel, a terceira conselheira fiscal Ana Patrícia Rojas e o suplente do conselho Luís Conrado Neto, mas que mesmo assim celebraram à distância este evento da Arquivologia baiana.

Em nome de toda a diretoria, agradecemos a confiança e convocamos associados e não associados e profissionais formados e em formação da área ou afins para nos mantermos unidos e atuantes conquistando o nosso crescimento pessoal e coletivo.

A luta continua!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *